Existe ordem certa para pintar a casa?
top of page

Existe ordem certa para pintar a casa?



Lixas, baldes de tinta, rolo e pincéis. Todos os materiais de pintura já foram separados, é hora de colocar a mão na massa. Mas antes de iniciar, vem aquela dúvida: existe uma ordem certa para pintar a casa?


A resposta é: sim! Continue lendo este post e descubra qual é a ordem correta e como essa sequência vai tornar a pintura mais prática.


Comece de cima para baixo


A ordem correta para pintar sua casa é esta:


  1. Teto;

  2. Paredes;

  3. Portas;

  4. Janelas;

  5. Rodapés.


Teto


Sabendo disso, o primeiro passo é lixar as superfícies para remover manchas e deixar a pintura mais uniforme. Depois, comece a pintar o teto utilizando rolo e extensor. Uma dica é usar a tinta seladora antes da aplicação da tinta principal, pois ela vai ajudar ainda mais na uniformização da superfície e impedir que a alvenaria absorva os produtos. Você também pode aplicar fita por toda extensão do encontro entre teto e paredes para evitar sujeiras e finalizar os cantinhos com um pincel fino.


Paredes

Após o teto, pinte as paredes começando pelos cantinhos e nesse momento o uso do pincel é o mais recomendado. Depois, aplique a tinta em toda a parede sempre no movimento vertical (de cima para baixo) utilizando um rolo.


Portas e Janelas


Para pintar as portas e janelas de forma adequada, escolha uma tinta própria para esses itens - esse detalhe faz toda a diferença no acabamento e no resultado final. Isso vale não só para portas e janelas, mas para todas as áreas da casa.


Além disso, leve em consideração se sua porta ou janela são externas ou internas. Caso estejam em locais externos, os melhores produtos são: tintas acrílicas, esmalte sintético e verniz; já em locais internos, você pode optar pela tinta óleo ou tinta epóxi, como também tintas esmalte sintético, verniz e látex.


Rodapés

Por último, é a vez do rodapé. Esse é um local que requer muita atenção na hora da pintura. Por isso, lembre-se sempre de apertar o pincel contra a borda da bandeja de tinta para retirar o excesso e evitar que respingue. Depois disso, passe o pincel em todo o rodapé, da esquerda para a direita, com movimentos delicados.


Assim como no teto, você também pode aplicar uma fita no encontro do rodapé com a parede. Em ambos os casos, retire só depois de 2 horas da pintura realizada. Esse prazo é suficiente para que a tinta seque.


Agora que você já sabe a sequência correta de pintar o seu lar, é hora de colocar a mão na massa sem medo. E se ainda não adquiriu seus materiais de pintura, passe em uma das lojas da Pepe Tintas e garanta os produtos ideias para cada ambiente.









bottom of page