A história das tintas
top of page

A história das tintas


Já parou pra pensar de onde é que vieram as tintas? E como todos os tons disponíveis foram criados? As cores sempre estiveram por aí? Bom, nada melhor do que a gente se aprofundar um pouquinho mais na história das tintas para saber como tudo começou. Vamos nessa!


Diz-se que as primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Para pintar o corpo e as paredes das cavernas, os povos antigos utilizavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos. Já pensou?


Ao longo do tempo eles perceberam que era necessário um elemento que fixasse a pintura no local onde era feita para torná-la mais durável. E sabe como eles resolveram esse problema? Com gordura de animais e seiva de plantas!


Registros históricos indicam que as primeiras tintas produzidas pelo homem foram destinadas à escrita. Também foram utilizadas em desenhos e gravuras feitas em rochas e cavernas que datam momentos antes da última Era Glacial.



Na Antiguidade, os egípcios tinham o conhecimento de materiais que lhes dariam uma porção de cores fortes e brilhantes. Já os chineses e japoneses usavam nanquim – a primeira tinta para escrever. Na Europa da Idade Média, a tinta era usada apenas em igrejas, edifícios públicos e casas de autoridades. Os grandes artistas do Renascimento, como Michelangelo e Leonardo da Vinci, criavam as cores de seus quadros e guardavam o segredo a sete chaves.


Hoje em dia as tintas seguem a mesma fórmula básica criada na pré-história, usando pigmentos e um ligante. A diferença é que, com a tecnologia e a modernidade, a fabricação dessas tintas é elaborada com mais afinco por máquinas e equipamentos de aprimoramento.



Com a chegada da Revolução Industrial, as tintas e revestimentos começaram a conquistar o mundo. Isso porque o rápido avanço tecnológico deu a oportunidade para a criação de novos e vastos mercados para as tintas e revestimentos. Com o decorrer do tempo, a indústria começou a investir na investigação e desenvolvimento de produtos com menor impacto no meio ambiente e também na saúde humana.


Ao longo das décadas, as formulações de tintas foram se tornando cada vez mais complexas. Com isso, hoje podemos dizer que os revestimentos não só protegem e trazem beleza aos substratos, mas também proporcionam funcionalidades como a de ser antiderrapante, isolante, condutora e por aí vai.



Podemos afirmar que as tintas possuem um papel importante e indispensável no mundo moderno, pois elas estão em quase tudo: nas paredes de casa, no revestimento do carro, em eletrodomésticos, nos prédios da cidade e em muitos outros lugares.


Nos dias atuais, as tintas apresentam todas as cores imagináveis e colocam beleza nas nossas vidas, assim como faziam há milhares de anos atrás - só que agora com um toque de modernidade.


Gostou de ficar por dentro da história das tintas? Então continue nos acompanhando para mais curiosidades como essa!






bottom of page